Redes Sociais for dummies

‹‹ quarta-feira, 9 de abril de 2008 ››

- Bee, tu já ouviu falar em Redes Sociais?
- Claro, né?! É um programa do governo que ajuda pescadores de baixa renda!
- Mas olhaaa, tô passada! E não é que essa peruca é informada!
- Que foi?! Tá me gongando, é?
- Ai, não precisa fazer carão, queridjeenha!
- Tô loka do meu edi! Olha que eu sou babadeira, hein?!
- Aff, dá licença que eu não sou obrigada...
- Volta aqui, beesha! Não faz a egípcia!


Calma gente! Pra quem não sabe, Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos.
For dummies: é um desenho cheio de bolinhas (que são as pessoas) e risquinhos ligando elas (as relações).
E o pior é que existem algumas teorias sobre isso... principalmente em tempos de orkut, MSN e simpatizantes... mas o que importa aqui são os três modelos de redes sociais mais pops:

Modelo de Redes Aleatórias:
Diz que todos ligados numa rede tem mais ou menos a mesma quantidade de conexões, que aleatoriamente vão se formando.
For dummies: se tu for a pessoa mais solitária do mundo e conhecer alguém bem relacionado como, por exemplo, a Narcisa Tamborindeguy (ai, que loucura o videozinho ali!), teu número de relações vai automaticamente se multiplicar por alguns milhares (ou não o.O' mas o Amaury Jr. é certo! ihi)



Modelo de Mundos Pequenos:
Diz que
cada indivíduo tem amigos e conhecidos em todo o mundo, que por sua vez, conhecem outras pessoas. Assim, todos estaríamos "conectados", o que evidenciaria a existência de poucos graus de separação entre as pessoas no planeta (de acordo com a teoria dos seis graus de separação, uma pessoa pode estar conectada a qualquer outra por uma rede de no máximo cinco amigos intermediários).
For dummies: se tu acha que é muito distante do Papa, tá muito enganado, ele tá a alguns amigos de distância. E, se um dia tu ficar brabo porque tua vó escontrou a filha da vizinha do tempo em que ela morava em Anta Gorda e ficar te dizendo como o mundo é pequeno, tá muito enganado, pois ela tem embasamento teórico-intelectual pra dizer isso.

Modelo das Redes sem Escalas
Diz que
há uma ordem na dinâmica de estruturação das redes, que não seriam igualitárias. Ao contrário, alguns nós seriam altamente conectados, enquanto outros teriam poucas conexões. Enuncia a lei de "rich get richer" (ricos ficam mais ricos): quanto mais conexões o indivíduo (nó) possui, maiores suas chances de conseguir novas conexões, pois um novo nó tende a se conectar a outro pré-existente e mais conectado.
For dummies: o rico cade vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre. E o motivo todo mundo já conhece: é que o de cima sobre e o de baixo desce! Bom xibom xibom bombom... (videozinho ali embaixo) E isso funciona nas relações entre pessoas, logo, se um dia tu criticou As Meninas, tu tava muito errado, pois ela tinham embasamento teórico-intelectual pra cantar aquilo.



Enfim, na era da comunicação e informação, ser bem relacionado é o que há. Então sejam queridos e cliquem nos botõezinhos do BlogBlogs, do Technorati e do Twitter ali do lado e me favoritem, ok? ;D

PS: quem achou um absurdo a história do "programa do governo que ajuda pescadores de baixa renda" tá muito enganado! Realmente existe um projeto social que faz isso (e já tem um monte de gente tirando proveito se passando por pescador... bááásico)

tékwannaberich

2 comentários:

Marcelinha disse...

NOOOOSSA te puxou no post hein...
consegui mudar os comentários, valeu amiguinho!!
Bjux

Gisele H. disse...

Eu já tinha lido e amado, sorry não ter comentado. Os exemplos estão hilários, embora o da Narcisa eu não tenha entendido pq... hehehe.