Folksonomia

‹‹ terça-feira, 22 de abril de 2008 ››

- Aaaaaaaaaa! Quanto tempooo!!!
- Oiii! Tá lindaaa!!! Que tá fazendo da vida, bee?!
- Tô estudando sobre Taxonomia!
- Coragem, amiga! Tadinhos dos bichinhos!
- Como assim, beesha?!
- Ai, tu gostaria que te empalhassem?!
- Aloka!
Ai ai, acho que isso é o máximo que minha inspiração consegue (por isso demorei tanto pra postar sobre isso), mas o textinho abaixo é bem explicativo, vale a pena:

"A folksonomia é uma maneira de indexar informações. Esta expressão foi cunhada por Thomas Vander Wal. É uma analogia à taxonomia, mas inclui o préfixo folks, palavra da língua inglesa que significa pessoas.
O ponto forte da folksonomia é sua construção a partir do linguajar natural da comunidade que a utiliza. Enquanto na taxonomia clássica primeiro são definidas as categorias do índice para depois encaixar as informações em uma delas (e em apenas uma), a folksonomia permite a cada usuário da informação a classificar com uma ou mais palavras-chaves, conhecidas como tags (em português, marcadores).
Por meio das tags, o usuário pode então recuperar as informações e compartilhá-las. Pode visualizar as tags de outros usuários, assim como identificar o grau de popularidade de cada Tag (metadata) no sistema, e acessar as informações relacionadas.
O primeiro site a usar folksonomia foi o del.icio.us e, em seguida, o flickr e o youTube - três sucessos da Web 2.0.
O Gmail oferece, no lugar de pastas, o recurso de tags para organizar os emails. Entretanto, ele não é um exemplo clássico de folksonomia, pois não permite compartilhar as tags entre usuários do sistema."

(não agradeçam a mim, agradeçam à Wikipedia)

That's all, folks!

tékdevercumprido

7 comentários:

felipe marcel disse...

hahaha

te linkei again

Fala, Garoto! disse...

Fala, garoto! Belezera! Tá filosófico, hein? Para quem estava com preguiça se superou!..rs. Abs

Marcelinha disse...

Athos...
Tu foi convocado a participar de outro meme...
Tem que ´postar 5 músicas de fossa
O link do meme ta ai...
http://futurarp.blogspot.com/2008/04/meme-maldito-5-msicas-de-fossa.html

Marcelinha disse...

É acho que eu não sei postar links hehehe, mas de qualquer forma da uma olhada do meu blog q tu vai ver

ZG disse...

Entre folksonomia e wikipedia, as visitas periódicas a este blog tem me rendido inovadoras agregações na bagagem de vida que construo. Cara, depois de muita procura descobri o que é um meme, brilhante e genial! Vou propagá-lo. Esta idéia-conceito é fenomenal hauhauahaauh
Abraço

Bruna disse...

aham, agora tu não mais o único que postou sobre folksonomia... eu mais alguns colegas também estamos em dia...hehehe, bjs

Gisele H. disse...

Athos, que legal que estás contribuindo para o conhecimento de outras pessoas fora de aula. Adorei o comentário do José ali em cima!

Total web 2.0!