Blogs Corporativos podem ser traduzidos em: uso de blogs dentro do cotidiano das empresas.
A tendência da comunicação virtual pode ser vista como uma necessidade vital para as organizações atualmente, pois é uma realidade e tem se tornado uma exigência do consumidor, sendo vista até como sinônimo de qualidade por parte do público. Porém, antes de ser uma obrigação, a mídia virtual é uma ferramenta muito importante e aliada dos bons negócios.
É provável que os recursos e as possibilidades ainda não tenham sido sufiente e eficientemente explorados, mas pode-se classificar os Blogs Corporativos em 3 tipos:
• Blogs para comunicação de marketing de campanhas ou relações públicas - Público Externo
Vêm se tornando muito comuns atualmente. São blogs que podem desde fazer a publicidade de um bem ou serviço, direta ou indiretamente, até servir como SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor. É uma forma barata (gratuita?) de comunicação e, se bem utilizada, pode trazer ótimos frutos à empresa, a estratégia mais utilizada tem sido ligar o nome e a imagem do produto a uma atitude, ideologia ou estilo de vida.
Vale destacar o blog do Carrefour (o "eu uso a CUCA"), que é voltado para os interesses da "mulher moderna", e o blog da Dove de produtos para o cabelo (o "já tentei de tudo"), e tentar ajudar a coitada moça, dando dicas de coisas pra ela passar no cabelo (e ela passa!).
• Blogs para comunicação interna de equipes, projetos, notícias, entre outras - Público Interno
Antigamente (há pouquíssimos anos atrás - e ainda hoje), utilizava-se a chamada Intranet, um sistema de comunicação que funciona em uma rede de computadores, para a comunicação interna de uma empresa. Porém, a utilização de blogs com essa finalidade tem se revelado uma ótima e barata (gratuita? ² ) alternativa. Eles podem ser usados como mural de recados, para ações motivacionais, como agenda coletiva, etc.
• Blogs para externalização de conhecimento tácito em projetos de Gestão do Conhecimento - Público Interno
É um tipo muito interessante de blog, pois segue os preceitos da Web 2.0 de colaboração mútua e contrução do conhecimento coletivo. Não há como mensurar a efetividade da ferramenta com essa finalidade, mas é certo que maximizará as chances de êxito em projetos.
Destaco nessa categoria o blog feito para consultoras da Natura, onde há desde dicas de beleza e de utilização de produtos até posts sobre sustentabilidade (que vem sendo a "cara" dessa e de muitas outras empresas nos últimos anos).
Também é importante que as empresas façam um monitoramento da blogosfera, para saber o que seus clientes ou mesmo o mercado têm falado sobre a sua marca, sua empresa, seus produtos ou serviços. Ou ainda, para acompanhar tendências, aprender novos conceitos ou mesmo captar idéias.
Já existe, inclusive, uma empresa virtual que dá assessoria e suporte na criação e manutenção de Blogs Corporativos, a coblog.
Outra ferramenta interessante e útil (para as grandes empresas) é a e.life, que monitora as marcas mais citadas por internautas brasileiros.
Para saber mais:
• blog do livro "Blog Corporativo", de Fábio Cipriani, que além de teoricamente importante, traz informações atuais sobre o assunto e dicas para as empresas.
• blog corporativo wiki, que reune links, artigos, textos e informações relacionadas com o uso de blogs nas empresas.
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‹‹ quarta-feira, 14 de maio de 2008 ››
tékpostado por
Athos Aguiar
lá pelas
14:02
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4 comentários:
Ahhhh é sim!!!
x)
thanks pela visitinha!
sempre bom dividir as coisas e tal...
Além ser legal escrever, e ler os blogs dos amigos, eles tbm são usados hje como avaliação de emprego e tudo. tipo, pra saber mais sobre a pessoa.
mto interessante o post.
=*******
lembra.. eu que pedi pra vc fazer o post sobre o twitter hahaha
eu tinha dito que tinha ficado muito bom.. ahhah agora a galera ta copiando.
abraço
Adoro blog! Viciado! Odeio Orkut! Ninguém merece!
Cada vez mais a tecnologia anda junta dos negócios econômicos.
Abs
Muito bom Athos.
Valeu pelos links e exemplos!
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