Blog Corporativo

‹‹ quarta-feira, 14 de maio de 2008 ››

Blogs Corporativos podem ser traduzidos em: uso de blogs dentro do cotidiano das empresas.

A tendência da comunicação virtual pode ser vista como uma necessidade vital para as organizações atualmente, pois é uma realidade e tem se tornado uma exigência do consumidor, sendo vista até como sinônimo de qualidade por parte do público. Porém, antes de ser uma obrigação, a mídia virtual é uma ferramenta muito importante e aliada dos bons negócios.

É provável que os recursos e as possibilidades ainda não tenham sido sufiente e eficientemente explorados, mas pode-se classificar os Blogs Corporativos em 3 tipos:

Blogs para comunicação de marketing de campanhas ou relações públicas - Público Externo

Vêm se tornando muito comuns atualmente. São blogs que podem desde fazer a publicidade de um bem ou serviço, direta ou indiretamente, até servir como SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor. É uma forma barata (gratuita?) de comunicação e, se bem
utilizada, pode trazer ótimos frutos à empresa, a estratégia mais utilizada tem sido ligar o nome e a imagem do produto a uma atitude, ideologia ou estilo de vida.

Vale destacar o blog do Carrefour (o "eu uso a CUCA"), que é vo
ltado para os interesses da "mulher moderna", e o blog da Dove de produtos para o cabelo (o "já tentei de tudo"), e tentar ajudar a coitada moça, dando dicas de coisas pra ela passar no cabelo (e ela passa!).

Blogs para comunicação interna de equipes, projetos, notícias, entre outras - Público Interno

Antigamente (há pouquíssimos anos atrás - e ainda hoje), utilizava-se a chamada Intranet, um sistema de comunicação que funciona em uma rede de computadores, para a comunicação interna de uma empresa. Porém, a utilização de blogs com essa finalidade tem se revelado uma ótima e barata (gratuita? ² ) alternativa. Eles podem ser usados como mural de recados, para ações motivacionais, como agenda coletiva, etc.

Blogs para externalização de conhecimento tácito em projetos de Gestão do Conhecimento - Público Interno

É um tipo muito interessante de blog, pois segue os preceitos da Web 2.0 de colaboração mútua e contrução do conhecimento coletivo. Não há como mensurar a efetividade da ferramenta com essa finalidade, mas é certo que maximizará as chances de êxito em projetos.

Destaco nessa categoria o blog feito para consultoras da Natura, onde há desde dicas de beleza e de utilização de produtos até posts sobre sustentabilidade (que vem sendo a "cara" dessa e de muitas outras empresas nos últimos anos).

Também é importante que as empresas façam um monitoramento da blogosfera, para saber o que seus clientes ou mesmo o mercado têm falado sobre a sua marca, sua empresa, seus produtos ou serviços. Ou ainda, para acompanhar tendências, aprender novos conceitos ou mesmo captar idéias.

Já existe, inclusive, uma empresa virtual que dá assessoria e suporte na criação e manutenção de Blogs Corporativos, a coblog.
Outra ferramenta interessante e útil (para as grandes empresas) é a e.life, que monitora as marcas mais citadas por internautas brasileiros.

Para saber mais:
blog do livro "Blog Corporativo", de Fábio Cipriani, que além de teoricamente importante, traz informações atuais sobre o assunto e dicas para as empresas.
blog corporativo wiki, que reune links, artigos, textos e informações relacionadas com o uso de blogs nas empresas.

tékorganizacional

4 comentários:

Maçãzinha disse...

Ahhhh é sim!!!
x)

thanks pela visitinha!

sempre bom dividir as coisas e tal...

Além ser legal escrever, e ler os blogs dos amigos, eles tbm são usados hje como avaliação de emprego e tudo. tipo, pra saber mais sobre a pessoa.

mto interessante o post.

=*******

max delazeri disse...

lembra.. eu que pedi pra vc fazer o post sobre o twitter hahaha
eu tinha dito que tinha ficado muito bom.. ahhah agora a galera ta copiando.
abraço

Fala, Garoto! disse...

Adoro blog! Viciado! Odeio Orkut! Ninguém merece!
Cada vez mais a tecnologia anda junta dos negócios econômicos.
Abs

Gisele H. disse...

Muito bom Athos.

Valeu pelos links e exemplos!